segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Raça de Caprinos_Anglo-Nubiana

Anglo-Nubiana

Origem:
Pertence às raças do tronco das cabras Asiáticas-Africanas, sendo originária, por volta de 1860, de cabras tipo Nubiana do vale do Alto Nilo, da região de Núbia, na atualidade Sudão. Foram obtidas por meio de cruzamentos com cabras comuns da Inglaterra predominantemente, a Zaraibi e a Chitral após intenso processo de seleção, com base na dupla aptidão isto é, leite e carne. A raça é explorada em vários países e foi introduzida no Brasil por volta de 1932. No Nordeste, a raça é bem aceita pelos produtores e difundida em todos os estados em virtude da sua adaptação as condições edafoclimáticas da zona semi-árida da região.
Características:
São animais de pêlos curtos e finos, podendo variar de preto a branco, em todas as tonalidades, ou manchada, por vezes sem predominância de qualquer das cores. As cores castanho-escura e vermelha também são comuns. São animais robustos e de porte grande. As fêmeas pesam, em média 55 kg a 65 kg enquanto, que os machos alcançam pesos que variam de 70 kg a 95 kg e tem cerca de 0,60 m a 0,70 m de estatura nas fêmeas e de 0,70 m a 0,90 m nos machos. A raça, em geral, produz uma média diária de leite menor do que todas as raças Alpinas exploradas no Brasil bem como apresenta um período de lactação mais curto. O leite da cabra Anglo-nubiana é aproximadamente, 1% superior em gordura em comparação ao das raças Alpinas.
Aptidão:
Ainda existem, produtores e técnicos, que consideram a raça como de dupla aptidão. No entanto, na atualidade, os Estados Unidos lideram trabalhos técnico-científicos no sentido de se desenvolver linhagens diferenciadas para leite e para corte.
http://www.cnpc.embrapa.br/racas2.htm

Revista O Berro - Editora Agropecuária Tropical -
Coletânea de várias Edições

Nenhum comentário: