quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Raças de Caprinos_Kinder

Kinder
Origem:
A Fazenda Zederkamm, da família Showalters, em Snohomish (Washington, EUA), criava animais da raça Pygmy (Anã) e mantinha três animais Nubianos , para produção de leite fresco utilizado pela família. No verão de 1985, morreu o bode Nubiano na fazenda, deixando as duas fêmeas leiteiras sozinhas. Ninguém queria levar as duas fêmeas para serem acasaladas em fazendas vizinhas, para não ficar sem o leite diário. Na fazenda, interessa o leite e não a pureza do reprodutor a ser utilizado. Foi aí que um dos reprodutores da raça Pygmy começou a cortejar as duas Nubianas, sendo bem recebido. Esse foi o começo da raça Kinder (pronuncia-se “kínder”).
Primeiro nasceu Rose. Depois, Liberty e Tia, na primavera de 1986.Todas eram de boa aparência e cresceram rapidamente. Liberty ficou na Fazenda Zederkamm. Uma outra foi dada para uma garotinha de um projeto educacional. A última foi viver com Teresa Hill, uma vizinha entusiasta por cabras.
Liberty cresceu e se transformou numa cabra muito dócil, parindo entre três e seis crias todos os anos.
Em 1987, Liberty produziu trigêmeos e um leite de qualidade excepcional. Nos cinco partos seguintes, Liberty produziu quíntuplos em duas vezes, uma vez de sêxtuplos, uma vez de trigêmeos e uma de gêmeos. Era uma fêmea excepcional.
Liberty, além de uma incrível docilidade, participou também de um Concurso Leiteiro Oficial (DHIA), saindo vencedora, preenchendo todos os requisitos da ADGA para cabras leiteiras.
Enquanto isso, Teresa Hill percebeu a incrível potencialidade dessas cabras minúsculas que produziam muito leite diariamente, além de serem muito eficientes e dóceis. Começou a divulgar a nova raça então denominada de Kinder, que significa “amável” ou “dócil”.
Finalmente, Teresa Hill, Daralyn Hollenbeck e Kathy Gilmore, todas da cidade de Snohomish, fundaram a Associação (KGBA - Kinder Goat Breeders Association) para registrar e promover a raça Kinder, em 1988. Mais tarde seria estabelecido um Padrão que determinava a raça Kinder como sendo de dupla aptidão.
Rapidamente, a nova raça logo estava estampada na primeira página do jornal “United Caprine News” (Janeiro, 1989), provocando o interesse de muita gente.
O pequeno núcleo de criadores ao redor de Washington cresceu, logo atingindo 150 criadores e um total de 1.000 cabras, chegando até o Canadá. Todas sob Registro Genealógico.
Mais tarde, foram utilizados reprodutores de outras raças, mas logo ficou evidente que sempre é necessário um retorno à raça Pygmy, para manter o pequeno porte e a docilidade.
A raça Pygmy garante o seguinte: 1) tamanho menor, facilidade de alojamento e transporte, docilidade; 2) excelente conversão alimentar: alta produção com mínimo de ração; 3) leite de alto teor de proteína e manteiga; 4) musculatura mais pesada, com mais carne-limpa; 5) prepotência racial para fixar a nova raça; 6) rusticidade, tanto em clima quente como frio; 7) partos múltiplos: trigêmios e quadrigêmios são comuns; 8) criam durante todo o ano.
A raça Nubiana garante o seguinte: 1) maior comprimento da perna, permitindo ajustar o balde de leite; 2) tetas maiores, facilitando a ordenha; 3) maior quantidade de leite, sempre de alta qualidade; 4) ligamentos firmes do úbere; 5) lactações mais longas; 6) anca mais correta e pernas aprumadas; 7) a atração pelo desenho da orelha e, também, a alegria das cores da pelagem.
No início, não é fácil um reprodutor anão acasalar uma fêmea de grande ou médio porte. Os criadores utilizam uma rampa, um degrau, um tronco, uma plataforma, etc. Qualquer coisa serve para o macho anão atingir o objetivo. Ele sempre dá um jeito, pois não aceita um “não” por parte da cabra.
Utilidade - A cabra Kinder é muito amável e leiteira, de fácil ordenha. É ideal para domicílios ou pequenas propriedades.
Mesmo sendo de pequeníssimo porte, a cabra Kinder concorreu com as notáveis leiteiras norte-americanas da American Dairy Goat Association, produzindo 675 litros e/ou 23,6 kg de gordura em 305 dias ou menos, aos 2 anos de idade. Liberty, aos 3 anos e 6 meses, produziu 778,50 kg de leite e 51,75 kg de gordura.
A produção de carne é boa. As crias nascem pesando entre 1,80-2,25 kg e crescem rapidamente, cerca de 3,15 kg por mês. Alguns animais castrados de 6 meses de idade foram abatidos pesando cerca de 22,5 kg, com carcaça limpa de 13,5 kg. Ou um rendimento de 60% - muito bom! Animais mais velhos apresentam rendimento mais alto, aos 14 meses e peso vivo de 36 kg e carcaça-limpa de 22,5 kg. Total: 63%. É muito fácil uma fêmea Kinder - pesando 51,75 kg - produzir 5 crias que, em 14 meses, podem pesar 36 kg cada uma e carcaça de 22,75 kg, totalizando 112,5 kg de carne por ano.
Além disso, a Kinder pode ser criada como animal de estimação, pois é muito dócil. Limpar o estrume de uma cabra é muito melhor do que de um cachorro! Por conta disso, a raça Kinder vem crescendo nos Estados Unidos e Canadá, sendo utilizada para entreter crianças em Hotéis-Fazenda, Parques Infantis, etc.
No Brasil - O pioneiro importador é Helano Landim Frota Leitão, do Criatório CapraNós, que adquiriu 4 fêmeas e um macho em 1997, originários do rebanho da Fazenda Zederkamm. Atualmente, o rebanho conta com mais de 150 cabeças e está situado no distrito de Xerém, município de Duque de Caxias (RJ), em um vale nas montanhas, perto de Petrópolis.

Revista O Berro -Editora Agropecuária tropical-
Coletânea de várias Edições

Nenhum comentário: