domingo, 14 de setembro de 2008

Raças de Caprinos_Alcaçuz

ALCAÇUZ


Historia:

A palavra Alcaçuz tanto pode indicar a Lagoa de Alcaçuz, no município de Pium (RN), bem como à planta medicinal adocicada e também apreciada pelas cabras, conhecida localmente pelo nome de Alcaçuz.

Devido ao crescimento das religiões africanas no Brasil, esta cabra vem sendo muito procurada para ser sacrificada em rituais religiosos,Seu destino, até por isso, não corre risco de extinção, embora seja animal de pequeno valor, no local de origem.

No Brasil há três raças de cabras miúdas: a Alcaçuz, a Piquira (Meridional) e a Kinder। A cabra Alcaçuz é encontrada nos litorais nordestinos e, quiçás, nos litorais do restante do país - onde pode receber outras denominações.

Caracteristica:

  • Leite
  • Carne

Padrão da Raça Alcaçuz:

A cabra alcaçuz é uma das menores entre as brasileiras, sem demonstrar, no entanto, uma degeneração genética.É uma cabra estreita, fina, mas bem proporcionada.

Cabeça:

Cabeça triangular, bastante alongada, estreita,Orelhas horizontais, geralmente medianas,

Os chifres saem para cima, direcionando-se para trás ou para os lados.

Pescoço:

Pescoço delicado, comprido nas fêmeas e curto nos machos.

Corpo:

Peito estreito. O corpo aparenta uma certa fragilidade.Membros - Fortes e altos. Bons aprumos. O comprimento dos membros equivale à altura do corpo. Cascos pretos.

Úbere:

Úbere medíocre, embora algumas cabras consigam produzir quase um litro.

Pele:

Normalmente preta.

Pelagem:

Pêlos curtos. Coloração geralmente preta ou escura, mas é comum encontrar uma ou outra cabra multicolorida nos pequenos lotes. As miscigenações tem provocado o surgimento de alguns animais com pêlos longos.Altura média - Mal chegando a 60 cm. Machos chegam até 70 cm.

Peso médio:

Fêmeas: 30 - 40 kg.

Machos: 35-50 kg.


Fonte: Dept. Téc. Asccoper

Nenhum comentário: