segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Raças de Caprinos_Bhuj

Bhuj
Historia:
Embora classificada como exótica, a raça Bhuj nem é raça e, muito menos, exótica pura. Foi originada pelo acasalamento, ao acaso, entre animais Nubianos e alguns indivíduos que chegaram da Índia, por ocasião da importação de 1962 (Nelore, Gir e Guzerá). Esses indivíduos foram um presente, de um criador da região de Bhutje. Por não saberem o nome da raça, os animais foram denominados "Bhuj". Na ilha de Fernando de Noronha, por ocasião do quarentenário de todos os animais importados, os Bhuj misturaram-se com os Nubianos que lá vivem na ilha há longo tempo, na Vila de Quixaba. Também na ilha existem caprinos de pequeno porte, tipo "pé-duro", nas extremidades de Pedra do Bode e Morro Francês. Por ocasião das secas e das enchentes, todos os caprinos da ilha fogem para um local chamado "Ilha dos Ratos", onde são acasalados naturalmente.
Pelagem:
No princípio, era vermelha mas havia indivíduos negros, de orelhas sarapintadas. Até um lote de animais brancos chegou a ser obtido! Os sertanejos preferiram a pelagem negra e logo o Bhuj dominou o gosto de grande maioria de selecionadores.
Pele:
A pele ganha bons preços no mercado internacional, segundo afirma um curtume do Ceará. A raça não se presta para a produção de leite, embora um criador da Bahia seja pregador dessa aptidão e venha exibindo animais bons produtores.

Revista O Berro-Editora Agropecuária Tropical-
Coletânea de várias Edições

Nenhum comentário: