quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Raças de Caprinos_Kalahari


Kalahari


Origem:


Tudo está explicado pela genética. O Boer é um caprino de corte, branco com cabeça vermelha ou marrom. Já o Kalahari é uma variação do Boer, totalmente vermelho ou marrom.
No Boer, a pelagem branca é dominante e o vermelho é recessivo. Isto explica porque a maioria das progênies F-1 é predominantemente branca. Também as gerações F-1 cruzadas são predominantemente brancas. A força genética do gene para coloração branca, no Boer , é a mesma que nas demais raças caprinas em geral. Ou seja, a raça Boer sempre terá a predominância de pelagem branca.
Qualquer outra tonalidade seria exceção e, de fato, alguns animais trazem um gene recessivo duplo, para vermelho ou para marrom. Numa seleção correta, é fácil identificar as linhagens que carregam o gene duplo para a coloração vermelha, acasalando-se, então, fêmeas e machos para obter apenas animais vermelhos. Essa é a maneira de formar rebanhos inteiros de Kalahari , os quais merecem um Registro Genealógico próprio. Uma coisa é certíssima: se o animal é vermelho, então ele tem os dois genes para coloração vermelha. Quando o animal tiver apenas um dos genes, ele tenderá a ser branco.
Assim, nem todos os animais portadores de gene para vermelho podem ser detectados a olho nu, pois muitos serão brancos – embora carregando o gene para vermelho.
Por outro lado, acasalando macho e fêmea de pelagem tradicional pode surgir, às vezes, animais totalmente vermelhos – que serão recessivos para pelagem. Mais raramente, entre os gêmeos que nascem, um pode ser de pelagem tradicional (branco e vermelho) e o outro pode ser totalmente vermelho. Para compreender o surgimento de animais totalmente vermelhos só existe um caminho: estudar os ascendentes.
As pesquisas para desenvolvimento de um Kalahari são muito mais difíceis do que para o Boer tradicional, uma vez que existem poucas linhagens disponíveis. Com o tempo, o criador acaba limitando o potencial de matrizes e reprodutores.
No rebanho Ram-H Breeders, do Canadá, durante 6 anos, tentou-se segregar o Boer Vermelho praticando, inclusive, transferência de embriões, mas somente entre 1998 e 1999 foi possível pensar em aperfeiçoar características de conformação e musculatura. Ou seja, antes interessava consolidar a pelagem, apenas.
É muito recomendável, portanto, que o comprador de um Kalahari analise, com profundidade, se está mesmo comprando um animal geneticamente vermelho. Mesmo sendo vermelho, pode não ser puro, geneticamente falando. No sistema de registro genealógico do Canadá, a pureza do Kalahari pode ser verificada pelo exame de DNA. As informações sobre desempenho funcional, no entanto, são mais fáceis de serem obtidas diretamente com o produtor.
O Kalahari tem um nicho de mercado próprio. Alguns criadores simplesmente preferem olhar um rebanho totalmente vermelho - uma questão pessoal de gosto. Pitorescamente, alguns grupos étnicos preferem uma cabra de corte que jamais tenha a pele clara. Talvez questão de religião, ou totemismo.
Pelagem:
Pêlos do pescoço e da cernelha tendem a ser mais longos e grossos. No corpo, os pêlos são macios e untuosos, medianos. Corpo vermelho ou cinza-vermelho. Os membros podem ser mais escuros, como a cara, ou toda a parte anterior do animal.
Aptidões:
Carne.
Altura média:
Fêmeas: 60-80 cm.
Machos: 70-90 cm.
Peso médio:
Fêmeas: - 50-70 kg.
Machos: 70-90 kg.

Revista O Berro -Editora Agropecuária tropical-
Coletânea de várias Edições

Um comentário:

Unknown disse...

Obrigado ajudou muito